A importância de uma boa comunicação
O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar.
O ato comunicar implica em trocar mensagens que, por sua vez, envolve emissão e recebimento de informações.
Aprimorando essa ferramenta natural e primária de todos os seres humanos, podemos convencer, persuadir, influenciar, despertar interesses…
Dentro de uma organização, a comunicação quando utilizada corretamente pode estabelecer relações pacíficas, integração de ideias, planejamento e assertividade do processo.
Pense na empresa como uma engrenagem em movimento e a comunicação como o óleo lubrificante que a faz deslizar uma na outra.
Não é raro em algumas profissões a utilização de termos técnicos e específicos da área, como por exemplo, a área jurídica.
Um comunicação neste meio em profissionais da área, a utilização destes termos passa despercebida, e a comunicação é estabelecia sem problemas.
Porém, quando um profissional desta área tenta se comunicar com um interlocutor fora deste meio, faz-se necessário uma mudança no linguajar para que esta comunicação seja perfeitamente estabelecida.
A comunicação só se torna fluídica quando o transmissor consegue passar com clareza, através de um canal limpo, uma mensagem a qual o receptor tenha recebido e interpretado como esperado pelo transmissor.
Esta é uma das principais competências de um profissional.
No momento que vivemos de dinamismo tenha a comunicação como uma aliada.
Sun Tzu em “A arte da Guerra” ensina que para atingir uma meta é necessário agir em conjunto, conhecer o ambiente de ação, o obstáculo a ser vencido e é claro, seus próprios pontos fortes e fracos.
Roteirize até o “pulo do gato”, Comunique-se bem!
Jessyca Oliveira
Administradora de empresas, apaixonada por esportes e pela matemática exata e dinâmica do Departamento Pessoal. Na P Mais atua como Supervisora de Departamento Pessoal.