A difícil arte de tornar o departamento pessoal invisível
Diante do cenário atual onde houve demandas excessivas de demissões, modificações de contratos, frente as necessidades de ajustes as diversas medidas provisórias emitidas pelo governo federal, a gestão de colaboradores passou por intensas alterações provocando alto impacto nas rotinas de Departamento Pessoal.
A folha de pagamento torna-se um desafio ainda maior para os profissionais do DP.
Seus inúmeros detalhes fazem com que essa rotina exija bastante atenção.
Contudo é importante destacar a utilização de processos e ferramentas que possam auxiliar no processo de exatidão no fechamento da folha.
Entre os principais recomendo:
1- Planejamento estratégico: Defina prazos, considere imprevistos nessa etapa. As atividades são operacionais porém dinâmicas, os processos devem ser concluídos observando prazos e legislação. Como diz SunTzu em A Arte da Guerra ” Aquele que não realiza planejamento algum, terá chances ínfimas de vitória”
2- Calcule Horas Trabalhadas, garanta que os pontos eletrônicos, ou não, estejam devidamente tratados e validados.
3- Organize em planilha os lançamentos a serem realizados na folha, seja descontos, seja proventos.
4-Faça um Check List contendo observações conforme as particularidades de cada organização.
5- Esteja descansado. Caso esteja à frente do computador por horas, levante, faça uma pausa e retome. Lembre-se você estará realizando muitos cálculos, o que pode deixar a mente confusa.
Os cálculos requerem atenção, análise e criticidade. A estrutura é relativamente simples, mas exigente.
Vivemos em uma rotina complexa, com muitos canais de informações, e de muita responsabilidade, infelizmente só somos percebidos quando erramos.
Garantir a nossa obscuridade nestas rotinas, é a nossa missão diária.
Jessyca Oliveira
Administradora de empresas, apaixonada por esportes e pela matemática exata e dinâmica do Departamento Pessoal. Na P Mais atua como Supervisora de Departamento Pessoal.