Como consolidar a evolução na carreira

Evoluir na carreira é um objetivo desejável, e porque não dizer, primordial para qualquer profissional, independente do setor ou atividade.

Mas quantos profissionais tem ao menos uma pequena estratégia, ou plano de ação para transformar este desejo em realidade?

O conhecimento técnico na área que atua é essencial para entrar no mercado, desempenhar bem as suas funções e até destacar-se no seu meio profissional é importante, mas é necessário muito mais para conseguir uma real progressão profissional.

E ao contrário do que muitos pensam, evoluir profissionalmente não acontece apenas com a melhoria das habilidades e do conhecimento na área que atua.

É preciso também ter uma evolução no nível de consciência do seu posicionamento no papel que desempenha em sua organização.

Ter a clareza do que a organização espera de você como profissional é fundamental para a partir daí, ver se é possível ou não se preparar para entregar este papel de uma forma mais estratégica.

Desenvolver esta habilidade de se posicionar como um produto de valor, é a chave para o sucesso da área profissional e até da vida pessoal.

Para que esta “chave” seja construída, o autoconhecimento, a clareza dos valores pessoais, as forças e os talentos precisão estar alinhados com os seus papeis profissionais para que assim, a valorização de sua marca pessoal seja direcionada para a sua carreira.

Pode parecer simples, mas a consolidação deste conceito precisa ser bem planejada, executada e avaliada a cada momento para que possa estar alinhada com uma boa estratégia para a sua evolução profissional.

O problema é que não formos “treinados” se quer, para perceber isso.

O modelo de formação padrão nos ensinou apenas a valorizar as competências técnicas, ou seja, o foco no fazer.

Mas o grande diferencial hoje passa a ser também, o como fazer bem, e principalmente entender bem o “porquê” fazer.

Daí a necessidade de se ter um planejamento de carreira levando em consideração esta ótica, pois é ela que irá fazer a grande diferença na consolidação de sua evolução profissional.

Este aparente pequeno detalhe faz toda diferença entre ter um caminho para o sucesso, e ficar pulando de galho em galho modelando ideias de outros, e táticas soltas que normalmente só levam a frustrações.

Não que elas não prestem ou não funcionem, o problema é que elas precisam ser muito bem conectadas a uma estratégia volta para um objetivo bem traçado.

São por estas e outras razões que os profissionais que resolvem investir em ajuda profissional para buscar este autoconhecimento e clareza, colhem com frequência os melhores resultados.

Não que os investimentos em qualificações técnicas e acadêmicas não tenha valor, longe disso, mas será que não seria interessante fazer estes investimentos que demandam bastante recursos financeiros e principalmente de tempo, em algo que realmente possa impulsionar sua carreira de fato?

A sua solução está em você, e talvez já pronta para gerar resultados e você nem saiba.

Pense nisso!!