Equipe temporária
Negócios

No Brasil é possível ter funcionários temporários por até 270 dias.

Como em muitos países, no Brasil é possível contratar funcionários temporários por um período de até 270 dias através da terceirização de mão de obra. Isso é permitido pela legislação trabalhista em determinadas situações e está sujeito a regulamentações específicas.

Uma das principais características de um contrato de mão de obra temporária, é que este tipo de contrato não gera direito a: seguro-desemprego, multa de 40% sobre o saldo de FGTS na rescisão, aviso prévio no fim do contrato, além de não haver estabilidade em caso de gravidez.

Todos os demais direitos trabalhistas são mantidos, como o direito à anotação em CTPS, INSS, FGTS, e também o gozo de férias e 13º proporcionais. Além disso, deve haver isonomia salarial em relação aos colaboradores de mesmo cargo na empresa tomadora de serviços, bem como valores pagos conforme ocorrências, como horas extras e adicionais noturno, periculosidade etc.

No Brasil, a Lei da Terceirização (Lei nº 13.429/2017) regulamentou a terceirização de mão de obra, permitindo que as empresas contratantes possam ter funcionários terceirizados para atividades-fim, inclusive por um período de até 270 dias. Isso pode ser vantajoso para o negócio da empresa contratante por várias razões:

  1. Flexibilidade: A contratação de funcionários temporários por meio da terceirização permite à empresa ajustar a equipe de acordo com as demandas sazonais ou flutuações na produção, sem a necessidade de contratações permanentes.

  2. Redução de custos: Funcionários temporários podem ser contratados apenas durante os períodos de maior demanda, evitando encargos e custos associados a funcionários em tempo integral e os respectivos custos rescisórios, que são bem menores.

  3. Agilidade: A terceirização permite que a empresa preencha rapidamente lacunas na força de trabalho, garantindo que as operações continuem sem interrupções.

  4. Foco no core business: Ao terceirizar atividades secundárias ou temporárias, a empresa pode se concentrar em suas principais competências e no desenvolvimento do seu negócio principal.

  5. Custos trabalhistas reduzidos: Ao contratar funcionários temporários por meio de uma empresa terceirizada, a responsabilidade por encargos trabalhistas e benefícios é transferida para a empresa de terceirização.

  6. Expertise: A empresa de terceirização pode fornecer funcionários com experiência e conhecimento específico para as atividades temporárias, o que pode resultar em maior eficiência e qualidade.

  7. Simplificação administrativa: A empresa contratante pode evitar processos burocráticos de contratação e demissão, que podem ser mais complexos para funcionários temporários contratados diretamente.

No entanto,  há uma certificação específica exigida para que uma empresa terceirizada possa prestar serviços de mão de obra temporária por até 270 dias. Além é claro, que esta empresa precisa atender a certas condições e regulamentações para operar legalmente e fornecer funcionários temporários de acordo com a legislação trabalhista.

É importante observar que, embora a terceirização possa trazer vantagens para o negócio da empresa contratante, também é necessário garantir que a terceirização seja feita de acordo com as leis trabalhistas vigentes e que os direitos dos funcionários temporários sejam respeitados. 

A escolha de uma empresa de terceirização certificada para tal finalidade, confiável e o cumprimento de todas as obrigações legais são fundamentais para o sucesso dessa abordagem.

Se precisar de informações ou desejar ter um estudo sobre os impactos em ter uma equipe terceirizada temporária para sua estratégia de negócios, clique no link abaixo.

Administrador com especialização em gestão de pessoas, consultor de carreira e marca pessoal, líder coach e analista comportamental. Na P Mais atua como gerente de operações.